quarta-feira, 3 de julho de 2013

Fórum

A respeito do Estado Moderno, o pesador político inglês John Locke (1632-1704) escreveu: "Considero poder político o direito de fazer leis para regular e preservar a propriedade." (Citado por Kazumi MUNAKATA, A legislação trabalhista no Brasil, 1984)

A) Explique a função do Estado segundo a tese de Locke.
B) Como, a partir dessa tese, se explica a relação do Estado Moderno com a acumulação da capital?

6 comentários:

  1. Nome:Gabriela Natany Duarte 3°5
    Respostas
    A)Locke diz que o homem tem direito a liberdade,à vida e as condições básicas de sobrevivência e o que nos dá esse direito é o trabalho.Quando as pessoas querem trazer a paz em meio a sociedade,elas criam um estado político,sendo que é o povo que escolhe a forma de governo.Assim o governo cria leis e regras para justificar o direito da propriedade privada.Se caso o governo não cumprir com o papel dele,o povo tem direito de tirá-lo do poder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nome: Gabriela Natany Duarte 3°5
      Respostas
      B)O estado moderno era a tese de locke para um governo, sendo assim este governo traria vantagem a burguesia, ja que locke era burgues. Ja a acumulação da capital era os bens, as riquezas, como havia burgueses ricos, eles eram favorecidos pelo estado moderno.

      Excluir
  2. Nome: Patrick Ferreira da Silva 3º5

    A) Segundo a tese de John Locke, o estado tinha que legitimar o direito a propriedade privada.
    B) Bem como John Locke era filho de burgueses, a teoria dele favorecia a burguesia. Os burgueses não tinha direitos sociais, ao contrario dos nobres. Porem havia alguns burgueses que por causa do acumulo de capital tinham mais bens, eram mais ricos, que alguns nobres. Por isso a tese de John Locke tinha como base o estado legitimar o direito da propriedade privada, com iso os burguesses tinhas os direitos sociais.

    ResponderExcluir
  3. Nome: Amanda de Oliveira 3°5

    a)Ele dizia que o estado tinha que legitimar o direito a propriedade privada.
    b) Filho de burgueses, sua tese defendia a burguesia pois na quela época mesmo um burgues tendo mais posses que um Nobre ele ainda não tinha seus direitos sociais.

    ResponderExcluir
  4. Nome: Micael Feltz 3ª 5

    A. Dizia ele, que o estado tinha que legitimar o direito a propriedade privada.
    B. A teoria de John Locke favorecia a burguesia. Legitimando o direto da propriedade privada, os burgueses tinham os direitos sociais que só eram dos nobres, mesmo que, fossem mais ricos graças ao acumulo de capital.

    ResponderExcluir
  5. Quanto aos que responderam as questões do blog fica meu agradecimento. Aos que não participaram (por escrito ou via blog) fica o registro a fim de evitar problemas quanto ao fechamento de médias.

    Att,
    Prof.º Carlos Jacob

    ResponderExcluir